Unidos em uma só missão – Casal viaja para a África e vive chamado missionário

IMG_0970 (1)

Um sonho de Deus

O casal Diego e Bruna Andrade, hoje respectivamente com 28 e 29 anos, já dividiam um sonho em comum durante o namoro. Ambos sentiam arder em seus corações o chamado para missões evangeslísticas. Logo quando se conheceram, Diego apresentou a organização missionária Jocum para aquela que seria sua futura esposa. Pouco depois, ambos estavam fazendo cursos e começando a preparação para a jornada que traçariam até a realização deste sonho de Deus para as suas vidas.

“Diego que me apresentou a JOCUM quando nos conhecemos. Fizemos alguns cursos, porém,  sempre desejamos fazer a ETED (Escola de Treinamento e Discipulado), mas não conseguíamos. Na época, estávamos bem envolvidos com os trabalhos da igreja local e organização do nosso casamento,” conta Bruna.

Porque há um tempo determinado para todas as coisas

Depois de sete anos, quando já eram casados e Bruna já trabalhava numa empresa por cerca de dez anos, como analista de recursos humanos. Por sua vez, o marido se dedicava tempo integral a seu ministério na igreja. Na verdade, ambos já estavam bem acomodados as suas rotinas, a estabilidade do emprego de Bruna e as mordomias que essas conquistas permitem. Mas, mesmo assim, Deus os chamou atenção e os despertou para a Sua obra.

“Começamos a perceber que o que vivíamos era simplesmente ativismo religioso, e que precisávamos parar para ouvir a voz de Deus. Foi quando Ele nos lembrou do desejo que tínhamos, quando ainda éramos namorados, de cursar a ETED (Escola e Treinamento de Discipulado). Essa foi a melhor escolha que fizemos desde então,” comentam.

“A ETED foi o começo de um novo ciclo nas nossas vidas. Foi um tempo de desconstrução do que vivíamos como cristãos. Um reencontro com Deus!”

 

IMG_0887

Alcançando o alvo

Assim que o casal decidiu ir em busca do tão almejado sonho, que por um tempo havia ficado esquecido, eles iniciaram as orações para pedir o direcionamento de Deus para essa nova empreitada.

“No mesmo dia em que nos lembramos deste sonho começamos a pesquisar as bases da Jocum para começarmos nossa preparação. Tínhamos em mente fazer a ETED em Lisboa, Portugal, porém, Deus nos direcionou para a base CCL (Centro de Capacitação de Lideres) no Brasil. Decidimos através de oração e nos sentimos muito em paz quanto a escolha. Hoje percebo o quanto Deus foi perfeito em cada detalhe, pois a escolha da base tem muito a ver com o perfil de cada pessoa,” lembra.

O período preparatório

Durante o curso tudo se torna bem intenso e os aspirantes a missionários aprendem a se relacionar com Deus de uma forma simples e ouví-lo em qualquer situação. Assim como Bruna e Diego, todos são ministrados sobre vocação e são desafiados a dar passos de fé em direção as nações.

“A experiência mais marcante foi o encontro com Deus de uma forma pessoal, curas interiores e o encontro de nossa identidade e chamado. Hoje, nós entendemos que o evangelho só pode ser vivido através do relacionamento verdadeiro com Jesus. Nada que eu faça tem importância no Reino se não pararmos para escutá-lo,” afirma o casal.

FB_IMG_1530227794788

Lança o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o achará

A princípio, preparação financeira e renúncias são necessárias para se dedicar tempo integral a missões. O casal se preparou economicamente antes de fazer o curso preparatório da Jocum. No início, eles lançaram as sementes e, hoje em dia, aprenderam aprender pela provisão de Deus.

“Nos preparamos financeiramente para fazer a ETED. A empresa me demitiu e o dinheiro recebido na rescisão nos ajudou muito no pagamento do curso. Vendemos algumas coisas de casa e também o carro para virmos.  Somente agora, como obreiros da base da organização missionária é que  estamos vivendo pela provisão de Deus. Ele tem suprido todas as nossas necessidades!”

IMG_0560

Destino: Uganda

O continente africano, mais precisamente o país da Uganda foi escolhido para receber os recém-formados missionários da Jocum para a prática evangelística. O país fica localizado na porção central do continente africano e faz fronteiras com o Sudão, Tanzânia, Quênia, Ruanda e República Democrática do Congo.

Colonizado pelo Reino Unido, o país já sofreu muito com ações de governos ditatoriais que oprimiram o povo. Eles também enfrentam problemas socioeconômicos e falta de saneamento básico, que ocasiona alta taxa de mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. Além disso, o país sofre com elevadas taxas de analfabetismo, desemprego e grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, com pouco mais de $ 1 dólar por dia.

De acordo com World Atlas, cerca de 84,5% da população ugandense pratica várias formas do cristianismo, contudo, 14% da população professa a fé islâmica. Os demais se dividem em diversas outras religiões existentes no país. Contudo, a religião islâmica tem um presença bem forte no país, mesmo em menor número de seguidores comparado ao cristianismo.

“Nosso prático foi em Uganda na África. Quando pensamos em África nos lembramos somente  de miséria.  Pensamos que vamos ajudar as pessoas, suprir necessidades básicas, falar do evangelho e que tudo vai sair como esperamos. Mas a realidade é que nada do que fizemos, nesses dois meses em Uganda, vai mudar de fato a vida das pessoas, a não ser Jesus e a transformação das mentes através da Bíblia. Por lá, nós fomos ministrados sobre gratidão, renúncia, amor, orgulho, hospitalidade e entrega”.

IMG_20180516_171802_899

Vivendo na prática

Por Diego e Bruna Andrade

“Uganda possui um povo forte e corajoso que não desanima com as dificuldades que vivem. Por onde passamos, eles nos receberam com tudo o que tinham: atenção, amor e, às vezes, até comida.

Ficamos hospedados em três cidades (Arua, Yumbe e Midigo), duas delas com a população de 95% mulçumanos extremistas, e conseguimos pela bondade de Deus pregar nas cadeias, hospitais, escolas, mercados, praças, casas e aldeias. Vimos muitas conversões, curas e milagres acontecendo através da verdade de Deus.

Alguns mulçumanos nos perguntavam: “Por que vocês não nos falaram antes sobre o evangelho?”,  outros ouviram a palavra de Deus e tiveram a coragem de deixarem suas casas por Jesus.

O que levaremos para vida são as lições  recebidas neste tempo, os amigos que deixamos por lá e as palavras que Deus nos proferiu.

Hoje estamos na Jocum CCL por uma direção de Deus, aguardando o próximo passo e aprendendo mais sobre servir ! Tem sido um tempo maravilhoso de descobertas  e aprendizado!

Para você que está lendo, te desafiamos a parar sua vida e ouvir a voz de Deus ! ETED é um dos cursos ótimos para se conectar ao criador … Conhecê-lo e fazê-lo conhecido.”

 

 

 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/uganda.htm

https://www.worldatlas.com/articles/religious-beliefs-in-uganda.html

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s